terça-feira, 30 de novembro de 2010

PERDEU, PLAYBOY!!


 
Venho acompanhando, como não poderia deixar de ser, todos os acontecimentos no Rio de Janeiro, com a retomada do complexo do Alemão.
Eu amo o Rio, morei aí por uma curta temporada, mas que marcou a minha personalidade e biografia para sempre: pelo carinho e gentileza do povo carioca, pelas belezas naturais da cidade, pela oncrivel oferta de opções de lazer, trabalho, comércio, atividades, etc
Dessa forma, sinto como se a briga fosse comigo... não sei se vcs me entendem, mas é assim!
Então, parei para analisar o que deu errado nas outras abordagens e porque deu certo dessa vez.


1. A comunidade tem que "querer" ser libertada. Nas outras tentativas, ela não queria, ou pelo menos a maioria não queria. As vantagens de ficar ao lado dos bandidos superava em muito o que o poder público estava oferencendo.Se não há apoio da comunidade não há cooperação.


2. O Estado que sempre esteve ausente, chegava querendo ditar regras, de forma um tanto autoritária, sem muito critério ou praparação anterior. Um dos erros foi considerar que quem estava nas comunidades era culpado, independente de quem era.


3. A falta de serviços e atenção primária do Estado nas comunidades forma um bolsão de revolta, que leva os moradores a preferirem a intervenção dos bandidos que é imediata e presente (claro que depois vem a conta...e é alta)


4. Nessa intervenção foi feito um estudo antecipado, todas as probabilidades foram analisadas, e principalmente: houve a integração entre as forças de segurança, o que é essencial quando temos uma situação de guerra como a que tivemos.


4. A comunidade estava pronta a dar um BASTA na supremacia dos bandidos, pois eles próprios ( os bandidos) já vinham passando dos limites com a comunidade ( o que é compreensível, pois todo tipo de poder leva ao exagero quando mal empregado)


5. A ação tática foi perfeita e coordenada. Todos os movimentos estavam calculados, o equipamento de acordo com a ação desenvolvida.


6. O poder bélico dos bandidos, mesmo sendo grande, era inferior ao poder bélico das forças de segurança.


7. O poder dos bandidos reside no terror...e terror se faz com um arma só: o medo!


Agora, com o andamento da ação, e já tendo grande parte da quadrilha desmantelada, surge um enigma: onde estão os bandidos? Teria fugido pela rede de esgoto? estariam escondidos? Mesmo que muitos tenham sido presos, ainda há muitos desaparecidos, e isso gera uma intranquilidade em todos.
Essa é uma incógnita que deverá ser elucidada logo, para que a população do Rio de Janeiro tenha um pouco de tranquilidade, pois a migração desses elementos para outros bairros e comunidades é uma realidade que ninguém quer.
Posso dizer que estou feliz por ver que finalmente o povo acordou e resolveu dar um BASTA às barbaridades que aconteciam sob seus olhares complacentes, como se já fizessem parte do seu dia-a-dia.
E mais feliz ainda por ver que finalmente as autoridades tenham tomado consciência do seu papel e retomado a posse de áreas que já não faziam parte do município, mas sim pertenciam a outro reino: o reino do crime.

E finalmente, podemos dizer aos bandidos o que eles sempre nos disseram: PERDEU, PLAYBOY!!

3 comentários:

  1. Mais de 90% desses marginais estão dentro de suas casas, vendo a TV com seus parentes, fica difícil distinguir a maioria não conhecida da polícia...

    ResponderExcluir
  2. Acho que tá te faltando andar um pouquinho pelas comunidades do Rio... Quanta besteira, hein!!

    Sem contar a puxação-de-saco às ações das forças policias.

    ResponderExcluir
  3. Martinha Mendes Santos1 de dezembro de 2010 às 09:11

    Prezado leitor...como vc deve ter percebido, eu falo no texto que NÃO MORO no Rio, porém acompanho o que acontece. E, claro, NÃO VIVO, nem vivi em comunidades...mas do que vejo, leio, e converso com amigos que aí moram concluí que essas mesmas comunidades PREFEREM estar livres, e não sob o domínio do tráfico, como aconteceu por muitos anos (no caso explícito do Morro do Alemão)...estarei enganada?? Será que as pessoasa de BEM estariam denunciando massivamente os locais onde as armas e drogas estão escondidas se assim não fosse?
    Certamente, muitas pessoas que estavam ligadas ao tráfico, financeira e moralmente, devem estar lamentando a perda do seu "emprego", não é assim??
    Mas eu creio na lei, e penso que se ela serve para um, também deve servir para outro...no meu entendimento ninguém está acima dela, e ganhar a vida fora dela merece SIM, punição.
    Ter sucesso financeiro em cima da desgraça alheia é no mínimo imoral, para não dizer desumano!!
    Como vivemos em um país livre, temos o direito de ter a nossa opinião, não é mesmo?
    Obrigada por sua visita e por seu comentário.
    Um abraço!

    ResponderExcluir