terça-feira, 7 de dezembro de 2010

IPEA: BRASILEIRO ESTÁ DE BEM COM A VIDA!

Pesquisa do IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - mostra que as famílias brasileiras estão otimistas com relação à situação socio-econômica do país, com 65,60 pontos.
O otimismo inclui as espectativas positivas no mercado de trabalho, e na acupação dos postos de trabalho oferecidos pelos entrevistados.
Melhor: um terço da população espera melhorar
de trabalho e salário em seis meses.
Esse "boom" de otimismo foi verificado em todas as regiões do país, porém com a liderança da Região Centro-Oeste com 70.65 pontos, seguida da Região Sul ficou com 69,45 pontos. Nordesre, Sudeste e Norte tiveram índices parecidos: 64,67 pontos, 64,73 pontos e 64,25 pontos respectivamente.


Alem disso, 64% das famílias acreditam que o Brasil terá um desempenho muito melhor nos próximos 12 meses e 61,57 estendem essa expectativa para os póximos cinco anos.
Quando perguntadas sobre a sua própria situação financeira, 76,1% responderam que estão em melhor situação comparados com um ano atrás, e 81% das famílias pesquisadas acreditam que estarão em melhores condições econômicas daqui a um ano.
Essa demonstração inequívoca de otimismo com relação à situação econômica do país, dados do IEF (Índice de Expectativas das Famílias) mostra que 56,3 das famílias considera que o momento é ideal para a aquisição de bens de consumo duráveis.
Segundo o IPEA, 47,6% das famílias declararam não ter dívidas e 9% dissertam estar "muito individadas".
A região que mostra uma maior proportção de famílias sem dívidas é o Centro-Oeste (73%), seguida do Sudeste (57%). A região Norte ficou com o pior resultado: somente 31% das famílias declararam não possuir dívidas.
Outro dado relevante ficou por conta dos empréstimos bancários: 8 % declararam que pretendem fazer financiamentos nos próximos 3 meses.

Esses dados certamente poderão sofrer alterações com a chegada dos feriados de Natal e Final-de-Ano, quando sempre há um incremento no consumo, e sempre acima dos índices das pesquisas.
No caso dos empregos, estamos assistindo a algo inédito: muitas empresas já estão contratando funcionários temporários para o período da Páscoa, temendo a falta de candidatos mais próximo da data.
Notícias boas para o governante que sai e para a nova presidente que entra: a confiança continua a mesma!
Só quem não concorda é a mídia conservadora ( a denominada PIG) que mancheteia "famílias brasileiras estão menos dispostas a consumir" e logo depois duvulgam (até pq esses dados eles não tem como manipular) todos essas dados positivos...mas a manchete tem que estar lá...ah, tem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário